24/07/18

... já faz algum tempo...


...«pensamentos sem conteúdos são vazios; intuições sem conceitos são cegas»...
emanuel kant

... já faz algum tempo que aqui não venho. mas agora, depois da viagem, apetece regressar. aqui. às palavras. talvez só para dizer o que vai na alma de quem passa o tempo na cozinha. cada vez mais cozinheiro e menos chefe. conceito que verdadeiramente não entendo. deve ser deste tempo de modernidade vazia. de exposição. onde os bons não o são por o serem mas por aparecerem. neste tempo das imagens sem beleza e com espalhafato. o resguardo define-me na cozinha. a restauração, também. todos os dias, estudo. procuro, revirando receitas ou conversas. procuro o produto fresco. procuro a confecção simples. sem as coisas deste tempo. mas as memórias dos outros. dos que cozinharam antes de mim. e que por mim passam em cada momento que atravesso no ritmo acelerado dos dias. a senhora que me ensinou a fazer sopa de castanha ao lume há muitos anos numa serra perdida entre castro d'aire e lado nenhum. ou o cheiro do peixe frito com manteiga que o tavares servia e que aprendi a gostar pelas mãos do meu avô. percebi que tudo o que se coloca no prato diz quem somos. e ao que vimos. que não abdico de entregar aos meus clientes o melhor que sei e que tenho. que gosto da dificuldade de não usar coisas processadas por uma industria que cada vez mais as oferece a quem cozinha com aquela conversa mansa do: é rápido, fácil e bom. sem falhar. eu gosto de falhar. de queimar um arroz, de passar o ponto de uma carne. foi assim que aprendi. pelo erro. melhor, por não ter medo de experimentar. neste tempo de vazios, é na história e na memória que a minha cozinha assenta. pilares essenciais do que sou. nem moderno, nem pós-moderno nem nada que desconstrua o que existe. um conservador. como se estivesse num museu e cada prato fosse uma história viva que posso contar ao comensal. de onde viemos. do que somos feitos. qual é essa razão maior para os sabores, populares ou senhoriais, que sirvo e que cozinho. talvez seja só isto que tenho para dar. neste tempo. deste modo. só isto...

Sem comentários: