28/07/14

... das nove para as dez...

... abertura.



... "- o teu mundo não me interessa. eu vim contigo porque me convidaste para jantar e eu não sabia onde jantar hoje.
embora ainda fosse relativamente cedo imaginei que ela poderia ter fome. disse-lhe:
- esperas aqui um bocadinho que eu vou pôr um pouco de arroz a cozer para comermos com o frango. está bem?..."

catarina ou o sabor da maçã, antónio alçada baptista

... é com uma mudança que tudo começa. e uma memória. o banquete de kierkegaard. lido há muitos anos. nunca esquecido. e sempre, em mim, tive essa ideia em suspenso. pode um livro ter sabor? pode um poema ser refeito com ingredientes que aflorem todos os sentidos partindo do paladar? podem os escritores ter imaginado cada prato, cada cheiro, cada sabor das suas criações? pode ainda uma refeição ser um lugar de conversa e debate de ideias? e assim nasce esta aventura. este blog será tudo isso. um diário de um homem que vai estudar para ser cozinheiro. um dia. ou inventor de pratos onde o mote seja sempre a arte. uma pintura. um poema. um espaço. qualquer coisa servirá para uma criação. por isso aqui não vai encontrar aquelas receitas de todos os dias. vai encontrar coisas simples, para todos os dias, mas com o pretexto de levar uma história para contar. um livro para ler. um poema para dizer, uma pintura para comentar. e este será também o espaço de um percurso. do que se vai aprender nos próximos tempos. do que se fazia sem saber. ao que se fará aprendendo. será uma viagem. por lugares. espaços, comidas. sabores. saberes. encantamentos. será o que tiver de ser. mas será sempre, original. uma viagem, das nove para as dez. 

Sem comentários: