02/02/16

... "empanada" d'inverno ...

... experimentar. às vezes acontece. experimentar. recordar aquelas coisas de miúdo em viagem com os pais e perguntar o que é aquilo. outras vezes é só o sabor que é diferente. porque é moldado com outros imprevistos. uma receita como esta é mesmo isto. união de coisas improváveis. só isso, nada mais...

«...depois da ceia ela pegava em um livro e ensinava-me a história de moisés e do seu povo; e eu suava para compreender tudo aquilo; mas um belo dia ela deu a entender que moisés já tinha morrido há muitos anos, de maneira que não me preocupei mais com ele; porque eu não perco tempo com pessoas que já morreram”...»
d'as aventuras de huckleberry finn, mark twain


'empanada' d'inverno
ingredientes

para a massa
300 gr de farinha sem fermento
500 ml de água
15 gr de banha
uma 'casca' de limão
sal, qb
50 ml de azeite
folhas de orégãos

para o recheio
250 gr de rojões de porco
1 cenoura
1 tomate
1 cebola
banha
louro
2 dentes de alho
meio chouriço
farinheira
tomilho
salsa
sal e pimenta

receita para a massa: leve ao lume a água, o sal, a casca de limão e a banha até ferver. ao ferver retire a 'casca' de limão. junte a farinha de uma só vez até formar uma bola. deixe cozer a massa um pouco e retire do lume. deixe esfriar um pouco e amasse até ficar ligada e fofa. reserve.

receita para o recheio: num tacho coloque um fio de azeite e uma colher de sopa de banha. junte a cebola picada, o alho picado, o tomate aos cubos com pele e sementes, a cenoura aos cubos e o chouriço aos cubos. depois de alourar tudo um pouco junte a carne de porco cortada aos pedaços pequenos. junte o louro, o tomilho e a sala em folhas. tempere com sal e pimenta e junte meio copo de água. deixe refogar durante 30 a 40 minutos em lume brando até a carne estar tenra. antes de retirar junte um pedaço de farinheira sem pele e desfaça com uma colher mexendo bem até ficar ligada e enquanto estiver quente. retire e com uma varinha mágica desfaça tudo deixando uma pasta ligada mas com pedaços pequenos por desfazer.

receita para a 'empanada': use uma forma pequena para bolos ou de inox com aro. unte a forma com azeite. forme uma bola com as mãos usando a massa que é dividida em duas partes iguais. faça um fundo na forma com a massa. coloque, depois, o recheio da carne forrando completamente a base da massa previamente colocada na forma. faça uma nova bola nas mãos com a massa restante e faça uma "tampa" que coloca por cima do recheio. com os dedos faça pequenas cavidades na massa sem a romper. verta, em fio, o azeite que deve tapar abundantemente a "tampa". polvilhe com folhas de orégão seco e flor de sal e leve ao forno a 160.º até ficar tostada a massa (+- 30 minutos).

dica: sirva com um arroz com amêndoa e passas doiradas. para trabalhar a massa facilita muito passar as mãos por farinha e usar farinha abundante para a trabalhar. 

... aprender a recriar algo é fundamental para quem cozinha. às vezes procuramos sabores de outros tempos. outros, com o que temos, fazemos novos. o uso do que se sabe permite isso. ligar coisas de tempos diferentes. mesmo aqueles que já esquecemos. ou outros, que, simplesmente não queremos esquecer. não é simples. mas é a magia da cozinha. num só instante...

Sem comentários: