29/07/14

... dos simples sabores...

... quando eu era pequeno lembro-me de um sabor único. era a limonada. nas tardes de verão. no alpendre da casa da minha tia. a meio da tarde. com pão-de-ló da minha mãe. fresca, num copo raso mas fino. cheio de pedacinhos de limão a flutuar. e doce. nunca mais recuperei aquele sabor. por muito que tenha tentado. nunca mais fiz limonada igual por isso mesmo. porque nunca será igual. mas, há uns anos, inventei esta. porque li um poema...

..." ficou da infância a febre
de correr parado
pelas estradas

podes chamar-lhe versos
são viagens

ficou na infância a fisga
de arremessar ao vento

podes chamar-lhe versos
são pedradas"...

daniel filipe


limonada preguiçosa
ingredientes (1 copo)
5 minutos
uma rodela fina de limão
uma rodela fina de laranja ou tangerina
hortelã
açúcar mascavado
pau de canela
gelo

receita: corte uma rodela fina de limão. corte uma rodela fina de laranja ou tangerina [preferencialmente]. num copo coloque as rodelas. coloque uma ou duas colheres de açúcar [a gosto]. coloque uma folha ou pé de hortelã. deite água fria. junte duas ou mais pedras de gelo. sirva com um pau de canela a acompanhar o copo. 
dica: desfaça o limão e a laranja/tangerina com o pau de canela e beba fresco.

... é daquelas coisas que se torna uma brincadeira para o fim de tarde. esta bebida é uma brincadeira. lembra-me o poema de ary. "minha laranja amarga e doce/meu poema". é um regressar ao poder brincar com aqueles pedacinhos do limão que ficam na limonada. ver o copo mudar. ver o sumo nascer. e provar. saber o sabor da frescura do que vamos fazendo nascer entre conversas. é sempre recomendado servir acompanhado com uma boa história de quando éramos pequenos. ajuda ao sabor. porque é fresco. porque é só uma simples e leve limonada de laranja. ou laranjada de limão. ou qualquer coisa preguiçosa que o tempo quente acolhe sempre muito bem..

1 comentário:

M.Luz disse...

E agora?...
Daniel Filipe, ou Jaime Salazar Sampaio?
Antes da limonada, quis beber o poema, e a net contrariou a tua info...
Pouco importa, mas gostava de saber...
Bjs