30/07/14

... para um lanche pausado ...

... um dia fiz o exercício de pensar na memória mais antiga que tinha. passada a primeira que remete para o rosto e aceno da minha avó num momento depois de um almoço, fixei-me na mais nítida. era a hora do chá. sempre que me lembro da minha infância lá está o chá. sempre ao fim de semana. sempre numa sala que para mim ainda parece enorme. e a mesa posta. bonita. com chávenas de serviço inglês e doces. bolos e mais umas compotas coloridas. e umas coisinhas pequeninas onde cada um tinha a sua manteiga para os pães quentinhos que chegavam à mesa. lembro-me que era muito pequeno. naquele tempo, que já não é este nosso, era preciso estar sossegado à mesa. os crescidos diziam quando terminava para ser possível sair da mesa. pedia. era-me concedido. e ia à cozinha. a cozinha estava sempre mais fria que a sala. nunca percebi porque me recordo disto assim. mas no centro, debaixo de uma rede mosquiteira estava um bolo. sempre. pedia uma fatia. era o melhor do lanche. porque as regras estavam quebradas. porque era um sabor livre. e recordo um texto. agora...

"as pessoas deviam ter mais de uma vida ou, pelo menos, uma que pudesse também andar para trás de vez em quando. para corrigir o que saiu mal à primeira, aprender e saborear as poucas horas boas - tal como uma canção que quanto mais se ouve mais se gosta - e, sobretudo, para poder ir primeiro por um lado e depois por outro e depois, sim, seguir o caminho encontrado."...

viver todos os dias cansa, pedro paixão


bolo da boa memória
ingredientes
45 minutos
chá verde (de boa qualidade, em folha)
amêndoa laminada
farinha (3 chávenas)
açúcar (2 chávenas)
leite (1 chávena)
ovos (4)
óleo (3 colheres de sopa)
fermento (1 colher de chá)
margarina

receita: num tacho ferver o leite com o chá. fazer forte. deixar arrefecer. colocar num recipiente para fazer a massa do bolo os ovos inteiros, a farinha, o açúcar, o óleo e o fermento. juntar, frio, o leite com o aroma do chá.  misturar tudo até obter uma massa consistente e fazer bolhas de ar. untar a forma com margarina e polvilhar com farinha. verter a massa colocando no final a amêndoa laminada sobre a massa pronta para ir ao forno. levar ao forno a 200º durante 30 minutos. deixar arrefecer. retirar.
dicas: o leite com o chá deve ferver lentamente e ser feito para ficar com um aroma forte. servir com um chá gelado de frutos vermelhos no tempo quente e com um chá preto no tempo frio. realça o sabor suave do bolo.

... uma vez convenci-me que não sabia ou não tinha jeito para doces. desisti. mas a cozinha tem esse lugar de imaginação. tem a força de nos deixar vencer o medo. e de poder errar e experimentar. de poder voltar-se a viver outra vez. indo por outro lado. e foi o que fiz. estou a redescobrir esse mundo. dos doces. preciso aprender muito neste campo. mas como tudo, começo pelo mais simples. e por querer recuperar o sabor daquele bolo escondido na cozinha. de boa memória. de sabor suave. único. simples. porque nem sempre precisamos, para um lanche de fim de tarde, de um bolo complicado na forma e no sabor. às vezes queremos só aquela fatia roubada que sabe melhor do que qualquer outra. simples. assim. e com chá...

Sem comentários: