20/02/15

... coelho e outra coisa ...

...às vezes, no meio dos dias, alguma coisa liberta. penso em pessoa. no seu desassossego. para me libertar. ou para ficar retido no pensamento. o sabor, um sabor, liberta. a confecção, ainda mais. é estranho isto. demasiado estranho. o silêncio das coisas a fazer. o pensamento que se constrói. é o solidão que liberta. por mais estranho que isso possa parecer...

"são as pessoas que habitualmente me cercam, são as almas que, desconhecendo-me, todos os dias me conhecem com o convívio e a fala, que me põem na garganta do espírito o nó salivar do desgosto físico. é a sordidez monótona da sua vida, paralela à exterioridade da minha, é a sua consciência íntima de serem meus semelhantes, que me veste o traje de forçado, me dá a cela de penitenciário, me faz apócrifo e mendigo."

fernando pessoa


coelho à três amigos
60 minutos
ingredientes
1 coelho bravo
cebola
alho
noz moscada
açafrão
vinho branco
manjerição (seco e fresco)
oregãos frescos
arroz

receita: faça um refogado com a cebola e o alho picado. junte o manjerição seco e o açafrão. refresque com vinho branco. junte o coelho cortado e limpo. tape o tacho por alguns minutos e deixe ficar em lume baixo. volte a rectificar com vinho e tempere com sal e pimenta. junte uma pitada (pequena) de noz moscada. refresque novamente com vinho branco e deixe cozer o coelho durante algum tempo até ficar tenro. vá rectificando com água ou vinho branco. coloque, quase no fim de estar cozido os oregãos frescos. junte o arroz e deixe apurar tudo até estar pronto. sirva quente.

dica: pode acompanhar com bróculos salteados ou grelos. acompanhar com um vinho tinto generoso.

... os sabores da terra, de terra, que esquecemos são lugares nossos conhecidos. misturam-se na boca. refazem a lembrança das coisas simples. são, como a amizade. um porto de abrigo. onde sabemos que as coisas vão correr bem. mesmo quando, impera em nós, toda e qualquer dúvida imperativa. é nestas coisas que a cozinha se revela como algo de salvador. nem que seja por breves momentos...

Sem comentários: