11/04/15

... ovos escalfados doces ...

... às vezes é só relacionar coisas. ter uma ideia. perceber que o impossível é sempre o limite do que sabemos. do que ainda não sabemos. que não nos deixa ver mais longe. fazer mais coisas. criar uma receita é isso. nem que seja só um primeiro desenho do que pode ser no futuro. é sempre o impossível o limite. 

..."o tempo, embora faça desabrochar e definhar animais e plantas com assombrosa pontualidade, não tem sobre a alma do homem efeitos tão simples. a alma do homem, aliás, age de forma igualmente estranha sobre o corpo do tempo. uma hora, alojada no bizarro elemento do espírito humano, pode valer cinquenta ou cem vezes mais que a sua duração medida pelo relógio; em contrapartida, uma hora pode ser fielmente representada no mostrador do espírito por um segundo."
wirgínia woolf


ovo escalfado doce
120 minutos
ingredientes
ovos frescos
farinha
açúcar (branco e amarelo)
nozes
vinho moscatel
vinagre (de framboesa e balsâmico)
manga
laranja
pêssego
limão
manteiga

receita: ovo - num tacho coloque 100 gramas de acúcar branco e 100 ml de água e 20 ml de azeite de framboesa. pode colocar duas ou três gostas de limão. deixe ferver. quando ferver reduza o lume ao mínimo e parta os ovos deixando escalfar. demora algum tempo pois o açúcar retarda a cozedura da clara do ovo. retire depois de "escalfado" e limpe o ovo com uma faca ou com os dedos. deixe arrefecer e retire a gema que deve sair inteira. noutro tacho coloque 150 de açúcar e o sumo de uma laranja. deixe ferver e verta o conteúdo de uma manga triturado ou polpa. deixe reduzir até ter a consistência da gema. retire e deixe arrefecer. crumble - numa taça misture 100 gramas de farinha peneirada, 150 de açúcar amarelo e 100 gramas de manteiga. misture tudo até ficar com a consistência desejada que deve ser solta mas com alguns pedaços menos desfeitos. corte uma beterraba e coloque numa frigideira com manteiga e açúcar e refresque com vinho moscatel e vinagre balsâmico. deixe arrefecer e junte as nozes. junte depois tudo isto à farinha, açúcar e manteiga. misture tudo e leve ao forno a 200 graus até ficar pronto. base - corte dois pêssegos e num tacho faça uma calda de açúcar. deixe ferver e reduzir até ficar em consistência de compota. finalização - coloque o crumble em forma de círculo. no centro coloque a compota de pêssego. sobre a compota coloque a clara de ovo escalfado e por cima a geleia de manga e laranja formando a "gema". raspe um pouco de chocolate branco. 

... ligar as coisas é um acto de conhecimento. o sabor esse, deve sempre respeitar a surpresa quando assim é. é um respeito por quem degusta algo que está para ser descoberto. aprender isso é perceber que cozinhar é um acto de generosidade. sempre...

Sem comentários: