28/11/15

... empadas à antiga ...

... é um gosto pessoal. a massa folhada nas empadas não me diz muito. talvez por isso me faça sentido outra coisa. procurar é sempre o caminho de descoberta para quem cozinha. as empadas são alguns dos últimos redutos de conforto da cozinha para se comer à mão. podem ser prato principal. podem ser petisco. é como petisco que sempre admirei uma coisa que acho fabulosa. o recheio cremoso, preso, suspenso, no seu interior. é daquela memórias únicas. daqueles sabores únicos. fazer tudo isso com receitas antigas é ainda mais curioso. é um regresso a um lugar comum. de memória colectiva. nem que seja por isso, sabe bem...

«...ter a coragem. ir buscar forças onde não as tenho. impedir que o terror das horas futuras me paralise. adivinhar sentido onde menos se encontra. substituir o medo pelo que se quer que seja. ou menos que isso: o simples exercício na ocupação do tempo, a indispensável disciplina...»
pedro paixão


empadas de galinha à antiga
ingredientes

para a massa
(6 empadas)
200gr de farinha peneirada
40 gr de banha de porco
1 ovo
qb caldo do estufado
1 gr de sal

para o recheio
250 gr de frango/galinha do campo
meio pimento encarnado
2 tomates maduros
meio chouriço de carne
1 cebola
2 dentes de alho
 40 gr de manteiga
25 gr de maizena
vinho branco
azeite
salsa

receita para o recheio: num tacho coloque um fio de azeite, a cebola picada, o alho picado, o pimento picado, o tomate sem pele e aos cubos (com as sementes), o chouriço cortado aos cubos pequenos e deixe refogar. refresque com vinho branco e junte um copo de água ou até conseguir cobrir todos os elementos. deixe ferver. junte sal e pimenta. reduza o lume e deixe cozinhar até a cebola se desfazer e o frango estar tenro. retire, nesta altura, uma chávena do caldo para a massa. junte a manteiga e a farinha e deixe engrossar. rectifique os temperos e junte a salsa picada. reserve.

receita para a massa: num recipiente coloque a farinha e o sal e abra um buraco ao meio. junte a banha e o açúcar. vá misturando tudo com as mãos até obter um esfarelado com a farinha e a banha. junte o ovo e o caldo que deve estar morno. trabalhe a massa até ficar homogénea. deixe repousar 15 minutos.

receita para as empadas: unte as formas com os dedos envoltos em banha ou manteiga, mas de forma muito ligeira. faça uma pequena bola que caiba no centro da mão e vá dando forma ao fundo da empada na forma que vai ao forno. encha com o recheio (não totalmente pois tende a sair) e tape com a restante massa. pincele com ovo. leve ao forno a 160º durante 35 minutos.

ç


Sem comentários: