16/01/16

... conforto e beleza ...


«... a casa da alma tem uma janela aberta para o horto dos incêndios. é uma morada silenciosa, iluminada a partir de dentro - onde os dias se vão escoando na procura de um gesto exacto, de uma terra que desate a arder, de uma água límpida ou desta vegetação que explode do interior do sonho...»
al berto

... são as pequenas imperfeições em que penso agora. nos detalhes. no final, para o belo ser perfeito. isto foi-me ensinado. feito sangue em mim. a pastelaria/doçaria era um lugar que desconhecia. no qual habitavam adamastores imensos num mar que nunca pensei ousar atravessar. depois, com mestria imensa fui guiado. fui levado de descoberta em descoberta. de desafio em desafio. inquietei a mente e o corpo. revelou-se um tempo de dedicação. um lugar de espanto. percebi a lógica da oferta do conforto e da beleza. ambos procurei toda a vida. a beleza, quase sempre efémera é-o ainda mais nesta coisa de oferecer coisas doces "para o caminho". no fim. no finalizar de um momento de viagem à mesa. o conforto é sempre uma forma de dar algo a outro maior do que a vida que corre, todos os dias, sem nenhum momento assim. um bolo, uma sobremesa, um chocolate, um gelado. tudo pode trazer uma memória, um gesto de reconforto contra a vida bruta e imensa que não pára nunca. e o espanto. o deslumbre. tudo isso faz com que uma viagem de aprendizagem maior tenha sido feita de espírito aberto a tudo o que tinham para me ensinar. tentei e tento sempre fazer o melhor que sei em cada momento. isso ficou gravado na forma de fazer as coisas. e depois, depois é só juntar o tal conforto e a tal corrida eterna pelo belo. foi uma travessia imensa. maior do que a vida. e isso é quase impossível. por isso, para quem me guiou fica o meu eterno agradecimento. se é que tal é passível de se agradecer. ensinar-se a viver na cozinha ou na pastelaria não se agradece. acho que se devolve no futuro. em cada prato que se criar. em cada desafio que se superar. em cada momento que for criado. em cada sabor que se vai descobrir. e quem sabe, uma dia, aqueles que nos ensinaram serão aqueles que encontram o conforto e a beleza que lhes queríamos ter conseguido oferecer em forma de um imenso e deslumbrante obrigado...

Sem comentários: